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domingo, 13 de março de 2011

Projeto Monteiro Lobato


Grupo Monteiro Lobato

Histórico

O Grupo Monteiro Lobato surgiu em 2004. É formado por alunos e professores da Escola Municipal Pe. Martinho Stein de Timbó SC. O grupo apresenta textos do escritor Monteiro Lobato na íntegra, adaptando e caracterizando as peças com os cenários descritos pelo próprio autor.
O grupo passou a apresentar as peças no mês de abril, que é o mês dedicado ao escritor, em virtude do seu aniversário.
Peças apresentadas pelo grupo:
2004- As jabuticabas (Livro Reinações de Narizinho)
2005- E era onça mesmo (Livro Caçadas de Pedrinho)
2006-A pílula falante (Livro Reinações de Narizinho)
2007-O noivado e o casamento de Emília (Livro Reinações de Narizinho)
2008- Emília vende o rinoceronte (Livro Caçadas de Pedrinho
2009- O Rio de Janeiro é avisado (Livro Caçadas de Pedrinho
2010- Os espiões da Emília (Livro Caçadas de Pedrinho)
2011- Emília resolve escrever suas memórias. (Livro Memórias de Emília)
2012-A reforma da natureza

Objetivo Geral

Dramatizar textos da obra de destaque de Monteiro Lobato, O Sítio do Pica-pau Amarelo.


Objetivos Específicos
-Possibilitar a audição de histórias
-Incentivar a leitura das obras de Monteiro Lobato;
-Usufruir de momentos de contação de história onde haja fantasia e imaginação;
-Perceber a dramatização de histórias como uma manifestação cultural;
-Propor aos alunos decorar textos na íntegra, respeitando a autoria do texto;
- Criar cenário com materiais alternativos.


Público Alvo

Alunos de 1º ano a 8ª série e comunidade escolar em geral.

Justificativa

Dramatizar histórias é uma arte que suscita o imaginário infantil e desenvolve o potencial criador e crítico, pois leva a criança a pensar, questionar, estimulando o senso crítico.
Interpretar textos de Monteiro Lobato, direciona o grupo que as interpreta e os expectadores para a obra deste escritor que levou a literatura para as crianças do nosso país.
Segundo Silva (1997, p. 11)
A força da história é tamanha que narrador e ouvintes caminham juntos na trilha do enredo e ocorre uma vibração recíproca de sensibilidades, a diluir-se o ambiente real ante a magia da palavra que comove e enleva. A ação se desenvolve e nós participamos dela, ficando magicamente envolvidos com os personagens: mas sem perder o sendo crítico, que é estimulado pelos enredos.

Metodologia

O grupo escolherá, juntamente com o coordenador, o texto de Monteiro Lobato a ser interpretado e realizará vários ensaios até que o texto esteja apto para a apresentação.
O cenário e a indumentária ficará sob a responsabilidade do coordenador, juntamente com os alunos que interpretam os personagens.
O grupo fará apresentações na escola e nos eventos de leitura que forem realizados no mês de abril, que é o mês que homenageia Monteiro Lobato, em virtude do seu aniversário no dia 18 de abril.

Avaliação

Após a participação em eventos de leitura o grupo discutirá aspectos que necessita melhorar, aprimorando cada vez mais a arte de dramatizar histórias.

Referências Bibliográficas

SILVA, Maria Betty Coelho (1997). Contar histórias uma arte sem idade. 7° Ed. São Paulo: Ática. 

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