Seguidores

domingo, 13 de março de 2011

Projeto Poetantes

Grupo Poetantes

Histórico
O projeto surgiu em 2007. É formado por alunos de 1º ano a 8ª série. Os alunos envolvidos neste projeto gostam de poesia e são incentivados a declamar poesias em eventos de leitura.
O Grupo participa dos saraus realizados na escola, assim como de eventos de leitura em que a escola é convidada a participar.

Justificativa
A criação do Grupo Poetantes justifica-se pela necessidade de incentivar a declamação de poesias na escola e de valorizar os gêneros poéticos.
Apaixonar-se pela poesia é o slogan do grupo. Este slogan busca resgatar as tradições do poético no mundo literário vivenciado na escola.

Segundo Brasil (2011) a poesia é um gênero literário que não parece fazer parte do cotidiano da escola. “A poesia [...] é um modo de viver o mundo (ver, sentir, experimentar e projetar) e cada composição poética reflete quem somos, o que pensamos, sentimos e buscamos”.(BRASIL, 2011, p. 10).

A poesia pode contagiar e permitir novas leituras promovendo a reconstrução do sentido do texto e a redescoberta do fazer poético.
Todos nós somos tocados pela poesia, em especial pela poesia declamada.
Podemos conceituar a poesia como palavra com significado, com ritmo, com sonoridade, é a relação entre palavras e o visual do texto. Segundo Quintana: “Não podemos entregar a poesia a quem a define, pois a poesia tem um significado diferente para cada leitor”.

A poesia é um gênero que mexe e remexe com os sentimentos, dá significados diferenciados para cada palavra, envolve e encanta o leitor e o ouvinte. “A poesia desperta sobremaneira o interesse das crianças, justamente porque elas se deixam envolver e fascinar pela rima, pelo ritmo e pela sonoridade, entrando na brincadeira que o poeta propõe. (BALDI, 2009, p.122).

Além da proposta de incentivar a declamação há também a proposta de compor um Diário Poético que irá registrar as escolhas poéticas de cada aluno, apresentado assim um pouco da identidade do poetante.

Objetivo Geral
Incentivar a leitura e a declamação de poesias.

Objetivos Específicos
- Ler poesias;
- Declamar poesias de sua preferência;
- Ampliar repertório poético;
- Promover encontros para declamação de poesia;
- Formar declamadores de poesia;
- Conhecer poetas e poetisas (biografia e obras);
- Incentivar a escrita de poesia.

Público-alvo
Alunos de 1º ano a 8ª série e comunidade escolar em geral.

Metodologia
A metodologia utilizada no projeto sugere que os alunos façam a escolha de poesias de sua preferência e decorem para possíveis declamações.
A composição de um diário poético agrupa as poesias selecionadas pelo “Poetante”, compondo um portfólio de sua participação no grupo.
Os integrantes do grupo participam de eventos na área da leitura e têm a oportunidade de conhecer poetas e poetisas que se apresentam na região.
Como a cidade de Timbó é um ponto de destaque da poesia catarinense, por abrigar a casa do poeta Lindolf Bell, uma das atividades desenvolvida com o grupo é a visitação e participação de eventos do Grão Espaço Cultural que funciona na Casa do Poeta Lindolf Bell.
As declamações são aprimoradas mediante observações feitas pelo grupo e pelos professores.
Cada componente do grupo deverá ter no mínimo três poesias decoradas e disposição para declamar em público. O integrante mais tímido pode apenas fazer parte como ouvinte.
O diferencial deste projeto é a liberdade que ele dá ao leitor na seleção das poesias ampliando o repertório de poesias e se familiarizando com outros autores e estilos literários, compreendendo a linguagem literária.

Avaliação
Após cada evento o grupo avalia a sua participação e destaca aspectos que necessitam melhorar.

Referências Bibliográficas
ANDRADE, Oswald. Disponível em:
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/p/primeiro_caderno_do_aluno_de_poesia. Acesso em setembro de 2011.

BRASIl. Olimpíada de Língua Portuguesa. Escrevendo o futuro. Na ponta do Lápis. Ano VII, n°16, março de 2011.
QUINTANA, Mário. Disponível em:
http://pensador.uol.com.br/frase/MTY1/. Acesso em setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  ©Temprate by LLROSICREID.