Não se trata só de prédios, salas, quadros
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)
Com esta poesia é possível refletir acerca da necessidade de pensar a escola como um espaço fecundo de oportunidades para promoção da leitura, não da leitura cansativa, da cobrança da leitura, mas da leitura que humaniza, que oportuniza a leitura de mundo.
Alguns aspectos são significativos para um contexto de valorização da leitura. O acesso ao livro é o primeiro passo em direção à formação do leitor.
O livro é a maior expressão da pessoa livre. Creio que cada vez que damos um livro de presente estamos acendendo uma fagulha de liberdade, e que a cultura, a educação, a imaginação e o pensamento são os únicos pássaros que ninguém pode prender numa gaiola. (CAÑIZO, 2007)
A busca pela leitura como forma de participação social é o que se almeja com todo trabalho na área de leitura. As propostas de leitura oferecidas pela escola são diversificadas e se materializam com os grupos de leitura.
Conheça nossos projetos e as participações de cada grupo em eventos de leitura em 2011.
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