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sábado, 12 de março de 2011

Projeto do Grupo de Leitores


Grupo de Leitores e Contadores de História
Objetivo Geral

• Formar alunos leitores que sintam prazer em ler, ouvir e contar histórias.

Objetivos Específicos

• Incentivar o gosto pela leitura;
• Reconhecer a leitura como fonte de prazer e de conhecimento;
• Desenvolver o senso de observação, o imaginário e a criatividade;
• Reconhecer os recursos utilizados na exploração das linguagens visual e verbal;
• Fazer contato com o maior número de livros de literatura possível;
• Conhecer os clássicos famosos da literatura infantil;
• Destacar atitudes necessárias para a formação do aluno leitor;
• Promover momentos de leitura e dramatização das histórias lidas;
• Refletir acerca do significado da leitura;
• Conhecer várias obras literárias, inclusive a biografia do autor;
• Ampliar o repertório literário;
• Participar de eventos de leitura;

Público Alvo
Alunos de 1º ano a 8ª série e comunidade escolar em geral.

Justificativa

“O trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e, conseqüentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade de produzir textos eficazes tem sua origem na prática de leitura.” (PCN de Língua Portuguesa, p. 53)

Um leitor competente só pode constituir-se mediante uma prática constante e diversificada de leitura. Um leitor ativo constrói significados no que lê, interagindo com as idéias dos autores, tornando-se assim leitor participativo.
A leitura é uma fonte de prazer e sabedoria, lendo adquirimos novos conhecimentos e desafiamos nossa imaginação e descobrimos o prazer de pensar e sonhar.
Por meio da leitura se tem acesso à cidadania e à orientação para um entendimento mais profundo da vida em sociedade e principalmente a construção de uma personalidade mais crítica e, portanto, mais livre.
Estas são algumas das razões porque propomos um projeto que tenha como objetivo formar alunos leitores que contagiem colegas, pais e amigos com o prazer de ler.
A leitura não só desperta na criança o gosto pelos bons livros e pelo ato de ler, como também contribui para despertar a valorização das pequenas coisas, pois a leitura humaniza e estimular a criatividade.
Ler literatura, ouvir histórias, contar histórias é fundamental para a formação de leitor, por isso quanto mais envolvermos as crianças com a leitura, mais possibilidade de formar leitores e independente do leitor que formarmos, essa já será uma grande conquista.

 Metodologia

Para que o potencial leitor seja devidamente instigado é necessário que a escola propicie metodologias diversificadas em torno do ato de ler. A leitura pode ser prazerosa, ou não, mas deverá ser significativa. Nem sempre lemos por prazer, pois algumas leituras são necessárias e independem da decisão pessoal.
A habilidade de ler e contar histórias se aprende com a prática e é essa prática que aproximação o leitor do livro.
A proposta de trabalho com o grupo está centrada na leitura de livros de literatura. Coordenador do grupo e os leitores partilharão as leituras lidas para os demais integrantes do grupo, bem como para os outros alunos da escola.
O grupo de leitores e contadores de histórias também poderá se apresentar em eventos de leitura que acontecerem no âmbito da escola e da comunidade em geral
O grupo terá encontros mensais para compartilhar as leituras e aperfeiçoar a técnica de contação e leitura de histórias.
Os encontros serão agendados no início do ano letivo e acontecerão impreterivelmente nas datas previstas.
Os integrantes do grupo terão oportunidade de visitar editoras, sebos e livrarias da região.

Avaliação

Em cada encontro o grupo refletirá acerca do seu desempenho enquanto leitor, considerando a ampliação do seu repertório literário e sua habilidade leitora.
Após a participação em eventos de leitura o grupo discutirá aspectos que necessita melhorar, aprimorando cada vez mais sua capacidade leitora.

Referências Bibliográficas

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices.2. ed. Sao Paulo : Scipione, 1991. 174p, il. (Serie pensamento e acao no magisterio ;7).
BRASIL, S.E.F. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental (1997); Língua Portuguesa (2º volume). 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001.

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